[Olá Amigos!! Ajudem-me a manter esse blog, basta clicar em uma de nossas propagandas.(FECHE AQUI)]

  • (Clic Nas Propagandas ajude-me!! TKS!!)

Missão pessoal: Qual é a tua?

Não é incomum,
quando entramos em um estabelecimento qualquer, nos depararmos com uma placa na parede dizendo algo como: “Nossa missão é…”. Ou esbarrarmos em uma página na web que nos diz qual a missão de uma determinada empresa. Parece que as organizações já descobriram o poder de definir uma missão para que todos os funcionários sigam a mesma direção e compartilhem a mesma visão da empresa.
Acontece que uma declaração de missão não é importante apenas para as empresas. Nós, isso mesmo, eu e você, também podemos nos beneficiar muito de possuir uma missão pessoal. A missão é um norte, um guia que pode nos dar o caminho que vamos trilhar. Sua função é manter-nos na direção correta, evitando as frequentes distrações do dia-a-dia. Ela delimita nosso campo de ação, faz com que nos preocupemos com o que é realmente importante e descartemos o resto.
Missão pessoal é simplesmente aquilo que precisamos fazer para nos realizar como seres humanos completos. É entender o que faz cada um de nós acordar todas as manhãs. Uma vez que cada indivíduo é único, uma declaração de missão irá refletir sua unicidade, tanto na forma quanto no conteúdo.
Mas se isso é tão importante, como podemos saber ou descobrir a nossa missão pessoal?
Um primeiro passo possível para identificar sua missão pessoal seria encontrar a resposta para algumas perguntas como:
O que em sua vida está incompleto?
O que você gostaria de fazer para se considerar completamente realizado?
Quais são as coisas mais importantes da sua vida?
Como você gostaria de ser lembrado? Se você estivesse fazendo 100 anos hoje, o que você gostaria que seus amigos e familiares dissessem de você? Qual legado gostaria de deixar para as próximas gerações? Construiu uma vida digna de nota?
Outro raciocínio que nos ajuda a entender nossa missão é utilizar-nos de um questionamento “Para quê?” em forma de cascata.
Deixe-me dar um exemplo de como estes questionamentos podem ser feitos:
– Acordo todas as manhãs e vou trabalhar. Para quê?
– Para ganhar dinheiro e ter sucesso na carreira. Para quê?
– Para comprar o que quiser, ter segurança e dar conforto a minha família. Para quê?
– Para usufruir da vida de forma plena e me sentir realizado? Para quê?
E assim por diante, até que você chegue a um sentimento verdadeiro, profundo e motivador.
Escrever uma declaração de missão pessoal é simples, mas escrever uma boa declaração de missão pessoal, além de levar tempo, já não é tão simples assim. Por isso, uma serie de modelos foram criados com a intenção de auxiliar as pessoas a redigir sua missão pessoal.
Um modelo bastante difundido e conhecido é o que se segue:
1. Identifique seus talentos e habilidades: aponte coisas que você é naturalmente bom ou coisas que você gosta de fazer. O que as pessoas comentam de positivo sobre você, sobre suas características, sobre seus traços de personalidade?
2. Defina seus principais valores: podemos definir “valores” como tudo aquilo que acreditamos ser importante em nossas vivas e costumamos representá-los de maneira abstrata como: amor, honestidade, diversão, segurança, lealdade, amizade, etc. Os nossos valores norteiam nosso modo de viver e de caminhar, e exercem grande influência na forma como trilhamos os caminhos para alcançar nossos objetivos.
3. Determine seus objetivos: Por que você está escrevendo uma declaração de missão? Qual é o seu objetivo final? O que você pretende alcançar, utilizando seus talentos e seus valores?
Depois dos três passos definidos, preencha o modelo abaixo?
Minha missão é usar [talentos]
para atingir [objetivos],
baseado nos [valores].
Uma declaração de missão pessoal é feita para ser simples, mas deve descreve tudo o que você deseja alcançar de sua vida. Lembre-se que não existe missão certa nem errada, para que sua missão pessoal funcione, basta que ela cumpra a importante função de lhe inspirar e lhe impulsionar na realização de seus objetivos de vida.
Agora, que tal você seguir as dicas sugeridas neste post para criar uma super missão pessoal para você? Aproveite e compartilhe sua missão com a gente escrevendo-a nos comentários aqui da página…

0 comentários:

Postar um comentário

Patrocinadores

curioso gif